top of page
Foto do escritorCarmem Cotrim

Você não vai mudar seus pais

Os filhos são também parte dos avós! Acredite, quanto mais gente envolvida no processo de amor, vínculo e respeito com nossos filhos mais a família sai ganhando. Eu queria que meus filhos tivessem contato com os avós e se possível uma convivência. Que criassem vínculos, amor e afeto desde os primeiros meses.


Bem, amor, laços e afeto não se obriga ninguém e nem mesmo os avós, mas poderíamos facilitar o caminho, abrindo as portas da minha casa e o coração tanto para meus pais quanto para os pais do Romulo. Tem um ditado africano que diz: “É preciso de uma aldeia para cuidar de uma criança”. E eu penso que essa aldeia é cheia de história de tradições, mas sei também que ela não é perfeita, a aldeia é composta por gente, com opiniões e gostos muito diferentes, principalmente quando o assunto é criação de filhos, posso não seguir, mas preciso ouvir o que eles, nossos pais, têm a dizer. Criamos filhos tão solitários porque em algum momento acreditamos que só nós, mães, estamos aptas a cuidar da criança, pedir ajuda é quase um sinal de fracasso. Se for para receber ajuda tem que ser do meu jeito, queremos que o outro faça exatamente como eu faço (avós, no caso) Pensem, eles têm a história de vida e experiência que merecem respeito e em nome de teorias desmerecemos todo amor que nossos filhos teriam a ganhar. Uma coisa é certa: a maioria dos avós faz tudo o que pode para conquistar o neto. Não estou falando que devemos aceitar tudo e é preciso saber quais são nossos limites e no que posso ser flexível.





Provavelmente, sua mãe ou sogra não conhece BLW, morre de medo do seu bebê engasgar. Não conhece Montessori, nunca ouviu falar de autonomia no primeiro ano de vida. Provavelmente, não sabe que a orientação do Ministério da Saúde é evitá-la até os dois anos, não leu livros sobre educação, talvez também não saiba sentar-se e brincar no chão com o bebê, ou colocá-lo para ajudar a fazer um bolo e dois brincarem juntos. Bem provável que quando o pai do seu filho, ou você, era pequeno, elas trabalhavam feito loucas e tinham mais filhos.


Deixar filho com avós é estar preparada para que eles façam do jeito deles, para que construam a relação deles – adianto que muitas vezes nem você vai ter o controle da situação, principalmente se tiver mais de um filho. Tentar mudar o outro sempre foi um tiro no pé em qualquer relação; mudar os avós para que recebam o neto é uma imaturidade. Não contar com eles seria negar o amor que a criança pode receber. Reflita se sua infância foi tão ruim assim, se você realmente não confia nos avós dos seus filhos. Se a infância deles não foi tão dura a ponto de ser compreensível os erros e acertos que eles tiveram como pais. Nem todas as crianças terão lembranças dos seus avós, muitos já partiram outros estão distantes, mas se for possível permita... às vezes a sua aldeia já está pronta, você só precisa saber aceitá-la como ela é.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page